não curte filme baseado em gibis? tem certeza?

quando se pensa em filmes baseados em histórias em quadrinhos logo vem à mente imagens de personagens de colantes, uniformes, armaduras… Talvez você os ache um tanto patéticos… ok, um muito patéticos. Eu? Eu fico muito satisfeito em ver personagens que me acompanham desde a infância, que foi há muito tempo, tomarem as telonas.

Felizmente, graças à tecnologia digital e cinematográfica atuais os espectadores não-fanáticos em gibis conseguem ver alguns desses heróis e vilões em vestimentas embaraçosas e até superar a vontade de rir. Talvez até gostar… Mas, o que certamente já aconteceu com muitos que abominam adaptações cinematográficas de gibis foi: assistir um filme, gostar muito e nem imaginar que aquele roteiro se originou numa história em quadrinhos!

Por isso resolvi fazer uma lista dos fimes não-tão-óbvios baseados em HQs. Começo essa pequena lista com um dos melhores filmes sobre vingança, ou qualquer outro tema, já produzidos:

••

Oldboy(2003), de Chan-wook Park. Filme que foi muito elogiado por Tarantino e ganhou o Grand Prix de Cannes de 2004. Sim, essa história cruel, violenta e brilhantemente filmada saiu das páginas de um mangá japonês (isso mesmo, mangá japonês, o que deixou de ser redundância há algum tempo) de Nobuaki MinegishiGaron Tsuchiya.

Oldboy, trailer não-oficial:

A lista continua depois do jump…

••

Marcas da Violência(2005), de David Cronenberg com Viggo ‘Aragorn’ Mortensen, Ed Harris, Maria Bello e William Hurt. Outro filme baseado em quadrinhos que se você viu, gostou. Se não viu, corra e veja. Excelente saga de um homem tentando fugir de seu passado negro começando vida nova em uma pacata cidade dos EUA… E o passado vem bater na sua porta de forma nada agradável.

••

Estrada para Perdição(2002) de Sam ‘Beleza Americana’ Mendes com um elenco assustador: Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Stanley Tucci e Daniel Craig. Inicialmente uma HQ elogiadíssima com roteiro de Max Allan Collins e arte de Richard Piers Rayner, lançada aqui no Brasil pela Via Lettera, o filme concorreu a 5 Oscars, incluindo melhor ator coadjuvante para Paul Newman, mas levou apenas 1, de melhor fotografia.

••

Do Inferno(2001) dos irmãos AlbertAllen Hughes com Johnny DeppHeather GrahamIan Holm… Hoje fica mais fácil falar de Alan Moore o autor original dessa história (com arte de Eddie Campbell), afinal todos já ouviram seu nome associado a The Watchmen. Mas quando o filme foi lançado em 2001 nenhum fã das suas HQs achava que Hollywood estaria a altura do gênio de Moore. É claro que a complexidade das HQs de Alan Moore nunca serão perfeitamente transpostas para as telas, mas nem por isso o filme deixa de ser muito bem feito, absorvente e empolgante. Uma das melhores teorias sobre Jack, o estripador, que eu já vi.

••

30 dias de noite(2007) de David Slade, com Josh Hartnett, Melissa George e Ben Foster. Um dos acertos desse filme foi ter o roteiro co-escrito pelo mesmo autor dos quadrinhos, Steve Niles. E uma das grandes vantagens de ler a revista é a arte fantástica, e assustadora, de Ben Templesmith. Imagine-se num lugar longe da civilização, coberto de neve e onde o sol não nascerá nos próximos 30 dias. Dá medo? E se esse lugar recebesse a visita de um bando de vampiros? Pois é…

••

V de Vingança(2005) de James McTeigue com roteiro dos irmãos ‘the Matrix’ Andy Wachowski e Larry Wachowski com Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, Stephen Fry e John Hurt. Baseado nos quadrinhos do mesmo Alan Moore de Do Inferno com arte de David Lloyd. Numa Ingaterra pós-apocalíptica, mostra a luta de um dos personagens mais interessantes já criados, V, (inspirado numa figura real da história inglesa: Guy Fawkes) contra o governo de ultradireita que se instalou após a hecatombe nuclear.

E tem mais…

••

O Procurado(2008)

••

Constantine(2005)

••

Homens de Preto(1997)

…pois é, esses e outros filmes podem parecer originais, mas beberam na fonte da nona arte.

Vida longa, e ampla, aos quadrinhos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: