educação para o trânsito

fim de semana chegando e as blitz da Lei Seca estarão nas ruas para tentar diminuir o número de acidentes provocados pelo mistura álcool e direção. É uma excelente ação, mas o álcool é o único problema do trânsito? Claro que é um dos maiores problemas, ainda mais numa sociedade inconsequente como a brasileira (eu já estive incluso), mas não é o único.

Na verdade, qualquer comportamento que tire a atenção do motorista deve ser combatido, certo? E aqui podemos incluir ações que parecem ridículas, mas podem causar, e causam, acidentes. Exemplos? Fumar ao volante (o que é proibido por lei), trocar o cd (eu já dancei nessa… tsc tsc), passar batom ou lápis de olho (não sei como conseguem fazer isso, mas fazem… tsc tsc), atender o celular (também proibido) e alguns tentam até passar torpedos ao volante!

E foi para alertar contra esse último item que a polícia de Gwent, no País de Gales, contratou o produtor/diretor Peter Watkins- Hughes. A ideia era fazer um vídeo impactante de 30 minutos para ser exibido nas escolas e autoescolas do País de Gales e, futuramente, em todo o Reino Unido. E conseguiram.

A campanha criada não pega leve. O título da campanha é COW (isso mesmo, vaca em inglês) e o slogan nada sutil é “…ONLY STWPID COWZ TXT N DRIVE” (SÓ VACAS ESTÚPIDAS MANDAM MSGS E DIRIGEM). Muito forte, né? Não sei, acho forte o suficiente. E o filme alivia menos ainda, mostrando a jovem motorista de 17 anos Cassie COWan causando um acidente que mata 4 pessoas, incluindo as 2 amigas no carro com ela.

Esse primeiro vídeo é só do acidente, mas na continuação do post você pode ver outras partes do filme mostrando os desdobramentos para as famílias envolvidas. Exagerado? Talvez, mas imagens como essas não saem tão facilmente da cabeça e só isso já justifica a iniciativa.

Antes de partir para outras partes de COW uma relaxada: a iniciativa do Mauricio de Sousa de criar uma história em quadrinhos com a Turma da Mônica para educar as crianças, e seus pais, sobre o trânsito. Clique na imagem para ler o resto do gibi.

educacao no transito cebolinha

Os outros trechos de COW depois do jump…

Bom fim de semana!

Anúncios

Uma resposta to “educação para o trânsito”

  1. muito boa sua página !” obrigado pela visita !

    http://www.mixtape21.com

    cheech stavele

    ouça meu podcast mensal aqui: http://www.groovalizacion.com

    AVANTE !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: